EducAPA
Oficinas
As duas Oficinas do subprojeto Zonas urbanizadas da APA Santa Rita foram realizadas na Escola Estadual José Correia da Silva Titara, localizada na Massagueira, município de Marechal Deodoro (AL).
A escola está localizada no limite de uma das mais importantes zonas urbanas da APA, vizinha à uma zona de adequação ambiental que vem sendo impactada pelo processo de urbanização.
1ª Oficina
Data: 08 de outubro de 2022.
Participantes: alunos, professores, coordenação da Escola; discentes e docente do IGDEMA/UFAL; técnica do IMA-AL.
Os discentes do IGDEMA/UFAL fizeram uma breve exposição dialogada com os participantes destacando: o que são as unidades de conservação ambientais (UCs) segundo a legislação brasileira; quais são as especificidades das APAS no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC); o que são os planos de manejo das UCs e do que se trata o zoneamento ecológico-econômico apresentado nesses documentos; quais são os mecanismos de participação popular na gestão das UCs, em especial o papel dos respectivos Conselhos Gestores.
Além disso, foram apresentados e discutidos na oficina as principais características da APA Santa Rita: o contexto de sua criação, seus atributos naturais e sociais, a importância das medidas de preservação e conservação ambientais, o processo de urbanização na APA, dentre outros aspectos..
Os principais tópicos levantados pela comunidade escolar foram: a falta de saneamento básico; o descarte irregular de resíduos sólidos e a incipiência dos serviços de coleta de lixo; o desmatamento da vegetação natural e falta e arborização na escola e nos bairros do entorno; a falta de fiscalização ambiental para combater a ocupação de áreas de mangue, de restinga e o desmatamento irregular; os impactos negativos da urbanização desordenada, irregular e precária em alguns casos, mas também relacionada com a construção regular de condomínios residenciais fechados de médio e alto padrão.
Ademais, algumas demandas da comunidade escolar a respeito de informações sobre a APA Santa Rita foram destacadas pelos participantes: a falta de material cartográfico para os professores utilizarem com os alunos durante as aulas, a falta de informações atualizadas e em linguagem mais acessível para os estudantes e o público geral; a falta de materiais informativos sobre a APA para distribuição à comunidade escolar e a população residente no entorno.
Por conseguinte, os materiais de educação ambiental formulados pelos discentes do IGDEMA/UFAL para serem apresentados na 2ª Oficina tomaram como base as discussões e demandas levantadas na 1ª Oficina.
2ª Oficina
Data: 10 de dezembro de 2022.
Participantes: alunos, professores, coordenação da Escola; discentes e docente do IGDEMA/UFAL.
A 2ª Oficina começou com a apresentação do site do projeto, com destaque para a página com os materiais de educação ambiental produzidos de acordo com as demandas da comunidade escolar, identificadas na oficina anterior. Em seguida, o público foi divido em dois grupos, que participaram dos seguinte jogos e dinâmicas coordenados pelos discentes do IGDEMA/UFAL:
-
Teia ecológica: conformação de uma teia de inter-relacionamento entre os componentes na APA de Santa Rita - incluindo recursos naturais (água, ar, solo), espécies de fauna e flora, grupos sociais, instituições etc. -, seguida da inserção de ações degradantes ao meio ambiente e identificação e discussão de seus impactos específicos nos elementos da teia ecológica e os desequilíbrios provocados nela um todo.
-
Quiz sobre a APA de Santa Rita: teste de conhecimento sobre os instrumentos de gestão ambiental e sobre as características de algumas zonas da APA.
-
Ocupação da ilha: simulação do processo de ocupação humana de uma ilha fictícia, seguida de reflexões e debates sobre os impactos ambientais causados e possíveis ações de mitigação.
-
Complete as frases: compartilhamento de percepções, conhecimentos e experiências sobre temas e ações ligados à preservação e conservação ambiental.
A descrição, os materiais necessários e as orientações para a realização de tais jogos e dinâmicas estão disponíveis na página do site com os materiais elaborados pelos discentes do IGDEMA/UFAL.