EducAPA
Mapeamento participativo
no âmbito do Projeto Pró-Manguezais (Alagoas)
O Projeto Pró-Manguezais foi lançado em 2022 e tem como principal objetivo elaborar ações estratégicas voltadas para a conservação, preservação e recuperação dos manguezais presentes no estado de Alagoas, em regime de colaboração com diversos órgãos governamentais e
instituições, atuando, a princípio, nos municípios piloto de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Roteiro.
Objetivos específicos:
-
Elaboração de diagnóstico atual dos manguezais nos municípios piloto
-
Realização de mapeamento nas áreas de mangues, inclusive mediante a cartografia social
-
Implantação de viveiros para a produção de mudas nos municípios do litoral alagoano
-
Elaborar o plano de ação para conservação da fauna e flora dos manguezais alagoanos
-
Realizar ações para reabilitação ambiental de manguezais em áreas
selecionadas -
Fomentar a criação de um Centro de Recuperação de Manguezais
-
Realização de ações de educação ambiental com as comunidades, estimulando maior participação na gestão ambiental dos municípios que participam do projeto
Coordenação do Projeto Pró-Manguezais
Parceiros do Projeto Pró-Manguezais
Equipe do Projeto EducAPA
(Parceiro do Pró-Manguezais e responsável pelas oficinas de cartografia social)
Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas (IGDEMA/UFAL)
Docente responsável
Profa. Dra. Simone Affonso da Silva
Discentes
Ana Clara da Silva Alves
Ana Clara Patricio da Silva
Ana Karolayne Alves de Oliveira
Anderson Machado Lemes
Artur Wagner César dos Santos
Bárbara Mirella Herculano de Oliveira
Benigna Danubia da Silva
Carlos Augusto Rocha da Silva
Cintia Ferreira da Silva
Erick Pimentel de Santana
Ewerton de Oliveira Tavares
Joao Lucas Rodrigues da Silva
João Lúcio Barbosa da Silva
José Ferreira dos Santos Junior
José Jacson dos Santos
Letícia Feitosa Cavalcante
Maria de Lourdes dos Santos Pereira
Pamela Yonaha Santana
Rílare Batista
Silvania Leite dos Santos
Valéria da Silva Leite Ciríaco
Wellington José da Silva
Yasmim Fernanda dos Santos Tavares














Atividades programadas
Pesquisa bibliográfica e documental
Voltada à apresentação do Projeto Pró-Manguezais e à caracterização geral dos manguezais enquanto ecossistema, destacando-se sua ocorrência no Brasil e no estado de Alagoas.
Oficinas de cartografia social
O EducAPA está à frente da organização e realização das oficinas de cartografia social do Projeto Pró-Manguezais, se pautando em discussões teórico-conceituais sobre planejamento territorial e gestão ambiental. O projeto deve realizar ao menos 4 oficinas de cartografia social em cada um dos polos do projeto.
1ª Oficina de Cartografia Social - Elaboração de mapas temáticos
Metodologia que busca conciliar métodos tradicionais de cartografia com a participação efetiva da população, desde a alfabetização cartográfica que fará os participantes se familiarizarem com o material cartográfico até o momento de mapeamento coletivo, quando a comunidade indica no mapa base seus conhecimentos e percepções sobre o território.
2ª Oficina de Cartografia Social - Elaboração de Matriz SWOT
A análise SWOT é um instrumento de planejamento aplicado, entre outras situações, no mapeamento ambiental participativo, correspondendo à um instrumento de diagnóstico, auxiliando na compreensão das necessidades dos principais agentes e atores envolvidos na temática sob discussão. A matriz SWOT pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, uma vez que leva à identificação de aspectos internos positivos (forças), e negativos (fraquezas), além de aspectos externos que podem ajudar a melhorar as fraquezas (oportunidades), e também prejudicar as forças (ameaças) em um dado cenário. A elaboração da Matriz SWOT tem como objetivo complementar as informações obtidas nas oficinas anteriores e aprofundar sua leitura crítica sobre o território, auxiliando também no aprimoramento de levantamentos de campo e de mapeamentos técnicos tradicionais.
3ª Oficina de Cartografia Social - Elaboração de matriz de planejamento
O propósito da matriz de planejamento é indicar diretrizes, objetivos e ações para orientar os órgãos envolvidos na gestão ambiental, embasando políticas, planos, programas e ações governamentais. Partindo da análise crítica e coletiva da matriz SWOT, no âmbito da cartografia social trata-se de um instrumento que visa facilitar a comunicação entre a sociedade e os governos (nos níveis federal, estadual e municipal). Assim, a matriz de planejamento contribui com diferentes políticas públicas.
4ª Oficina de Cartografia Social - Roda de conversa, apresentação, revisão e validação dos resultados
A cartografia social aborda o espaço vivido, percebido e concebido, o território e as questões de territorialidade das comunidades e dos grupos sociais envolvidos no mapeamento. Nas rodas de conversa emergem os interesses sociais, o reconhecimento do saber fazer no território, as territorialidades específicas, os conflitos, desejos e aspirações dos coletivos. O grupo interagindo apresenta suas perspectivas e análises, seguida de um debate e discussão coletiva para revisar e validar os resultados apresentados
Elaboração de conteúdo digital
Os materiais serão veiculados no perfil do Instagram (@educapa.al) e publicados no site do Projeto EducAPA, especialmente materiais de educação ambiental sobre os manguezais, a divulgação do Projeto Pró-Manguezais e os materiais produzidos nas oficinas de cartografia social pelo Projeto EducAPA.
Apresentação dos resultados do subprojeto
Diversos eventos serão realizados para a apresentação dos resultados do subprojeto para as comunidades da APA envolvidas, para a comunidade acadêmica da UFAL e para a sociedade em geral, contemplando diferentes produtos e linguagens adequadas a cada público-alvo, incluindo os materiais publicados no site.